quinta-feira

Os mitos da pele


Descobri este artigo na Marie Claire, já sabemos que as marcas de cosméticos tal como outras, nos fazem a cabeça com promessas e regras que devemos seguir, técnicas de marketing?! ou será que querem mesmo por toda a gente bonita? Causam-nos o efeito placebo, queremos acreditar e acreditamos?

Todos já compramos um produto que parecia ser fantástico e prometedor e não foi nada disso na realidade, certo?
Aqui ficam alguns mitos sobre a pele e os produtos para ela...


MITO 1: A rotina de tratamento completo de pele, deve ter três etapas.
VERDADE: Limpar, tonificar, hidratar, isto foi enterrado nas nossas mentes por marcas e amigas, um ritual sagrado, mas sinta-se livre para ignorar a segunda etapa, diz  a professora e dermatologista Dr. Ranella Hirsch de
Cambridge, Massachusetts "As pessoas pensam que tonificar a pele oleosa irá torna-la melhor, mas o óleo que o corpo produz é protector e quando o retiramos da pele, a pele irá reproduzir ainda mais para repor". Por isso as peles secas não devem usar tónico de todo, irá retirar o pouco óleo que já tem, apenas o hidratante para ajudar na lubrificação da pele.
 

Mito 2: Você precisa de limpar seu rosto pelo menos duas vezes por dia.
VERDADE: Limpar o rosto de manhã é apenas uma desculpa para gastar mais do produto e ir mais rapidamente comprar mais, de acordo com Hirsch, se o rosto já foi limpo e hidratado antes de ir dormir, não necessita novamente o mesmo ritual de manha visto que a pele ainda está optima e livre de poluição. Aconselha-se evitar sabonetes anti bacterianos a todo o custo porque  são muito erosivos para o seu rosto. "De manhã, a melhor coisa é a água e os seus dedos, e não um produto de limpeza", diz ela.
 

Mito 3: Esfoliantes dão brilho à pele.
VERDADE: Esfoliação em exagero leva à produção de óleo extra, assim o brilho que você vê na primeira semana acabará por se transformar numa película gordurosa. "A pele é realmente um bom esfoliante por conta própria, então eu raramente recomendo esfrega manual", diz Hirsch.
 

Mito 4: Desidratação provoca as linhas finas.
VERDADE: As pessoas confundem a desidratação e descamação com rugas, diz Hirsch, que sugere alisando as linhas visualmente com um creme "Só vai fazer hidratação, as rugas e linhas ainda estão lá, mas você vai reparar menos nelas". Nenhum creme vai esticar a pele e remover as rugas em definitivo, apenas vai hidratar a pele e preenche-la um pouco.

Mito 5: Deve comprar o creme de olhos que a sua melhor amiga usa.
VERDADE: "Todos temos problemas de olhos diferentes, de modo que uma coisa não serve a todos", revela a dermatologista Dra. Anne Chapas
de New York City. Se tem inchaços, escolha um gel (cremes pesados podem aumentar o inchaço) com cafeína e armazenar o tubo no frigorífico para maximizar os benefícios. Se tem olheiras, procure um produto com um ingrediente relâmpago como a vitamina C e um construtor de colagénio como retinol.

Isto faz-me pensar, raios... ás vezes vemos as nossas mães, tias, avós e vizinhas com uma pele fantástica e rugas mínimas ou de expressão, e quando perguntamos o que usavam era do género, nivea, creme gordo, agua de rosas e mais nada... Coisas baratas e simples, genuínas. 
E nós desde os nossos 20 anos ou mais cedo já nos sentimos pressionadas a usar cremes para prevenir rugas, esfoliantes, tonicos, seruns e por ai além, e será que teremos a pele tão boa como elas quando tivermos aquela idade? 

Obvio que a alimentação e poluiçao já não é igual ás gerações passadas, mas tentamos sempre comer o melhor possível, ou pelo menos devíamos, e beber muita agua, evitar o álcool, tabaco e muitas carnes vermelhas, coisas que nem sempre nos lembramos  que também contam e muito para o aspecto da nossa pele. Será que andamos a "tapar o sol com a peneira" ? 
Do género, "hoje vou comer um bolo cheio de chantily mas amanhã vou ao ginásio para o queimar", será que com a pele se passa o mesmo? " hoje vou beber uns martinis ao jantar, depois vou para a discoteca e provavelmente vou fumar mais que o normal e no dia seguinte tenho de por anti olheiras a dobrar e um creme activo para ver se fico com melhor cara". Acho que não vemos isso dessa maneira, nem nos lembramos aliás, mas acabamos por o fazer sem querer.




Andaremos a ser enganadas pelas grandes marcas que nos cobram fortunas por pequenas quantidades de produto que prometem pele de bebé, e 10 anos a menos da nossa idade real, ou andaremos a enganar a nós próprias?
Eis a questão...

With♥Encarnado

Sem comentários:

Enviar um comentário

Do it now darling...